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As aventuras da Rádio Traquinagem pelo fantástico mundo do ensino virtual

Atualizado: 8 de fev. de 2022

Por Francielle Rezende


Quando a equipe da Rádio Traquinagem decidiu se aventurar pelo mundo do ensino remoto, sabia que seria desafiador, justamente por entender a exclusão digital existente no Brasil como um problemão.


Iniciamos o projeto em Abril de 2021 e hoje temos 235 professoras (res) inscritas (os) voluntariamente. Ao apresentar o projeto às unidades públicas de Poços de Caldas, podemos ver um encantamento e interesse geral pelas equipes, mas na prática muitos problemas vieram à tona.

Iniciamos o projeto sabendo que os professores estavam trabalhando com um número reduzido de estudantes por conta da falta de acesso à rede telefônica e internet. Em outros casos, a falta de acesso tem a ver com o limite de dados móveis e também a falta de condições tecnológicas, como ter um computador ou celular em casa.


Segundo Débora Rita da Silva, supervisora pedagógica na Rede Municipal de Educação de Poços de Caldas, muitos estudantes da Rede Pública estão trabalhando apenas com atividades que não dependem de internet, de modo que pegam o material impresso na escola e devolvem uma vez ao mês. É difícil mensurar o quanto essa restrição pode prejudicar o desenvolvimento das crianças, pois dificilmente se oportunizará ao estudante assumir uma posição mais ativa, onde se descobre e se constrói os conceitos alvos de aprendizagem.


Em uma pesquisa da Rádio, as professoras informaram que o contato mais eficiente com as famílias e estudantes é via WhatsApp, justamente por ser uma plataforma que gasta menos dados móveis. Neste sentido, a equipe da Rádio se sentiu confortável, porque já fazia as entregas dos episódios e planos de aula por esse App. Mas também se sentiu mega desafiada a pensar planos de aulas que envolvessem os estudantes sem condicionar as práticas em plataformas digitais mais sofisticadas. Dessa forma, os planos foram pensados para serem possíveis pela comunicação por esse app, mas que também ampliassem o repertório digital dos estudantes, convidando-os a explorarem ferramentas tão simples e leves como este WhatsApp. Claaaaro, sem perder o caráter traquina, que é em si, um convite ao brincar, observar, imaginar, criar e interagir.


Acontece que ainda assim, as unidades da prefeitura tiveram dificuldade de iniciar o projeto com os estudantes. Percebemos que as (os) professoras (res) demoram para se envolver com a ideia, é como se estivessem na defensiva devido à recorrente sobrecarga de trabalho. Sabemos que são tempos difíceis e que a tensão sobre o retorno às aulas presenciais é outro agravante na saúde emocional destes profissionais. E também não poderíamos deixar de citar a burocrática grade curricular, que parece devorar o tempo das professoras e professores.



Relato de uma professora parceira da Rádio Traquinagem

durante o monitoramento pelo WhatsApp



Entre tantas sinceras dificuldades, muitos professores resolveram desenvolver o projeto. E aí, mais um agravante: a falta de retorno dos estudantes! Vale destacar que o trabalho é realizado com crianças que dependem total ou parcialmente da mediação das famílias.


Considerando que o aprendizado se dá na interação, essa falta de retorno dos estudantes gera uma sensação de impotência e solidão nos professores e consequentemente em nossa equipe. Ao mesmo tempo, não podemos dizer que a dedicação e os estímulos entregues pela nossa equipe e pelas unidades foram em vão, tivemos retornos intensos, poéticos, reflexivos e inspiradores.


Vimos neste curto espaço de tempo, professoras se desdobrando para interagir e motivar os estudantes, bibliotecas ganhando vida, crianças compartilhando os seus sonhos, campanha de sustentabilidade, escrita criativa e conversas reflexivas. Tudo em torno do nosso podcast!




Relato de uma professora parceira da Rádio Traquinagem

durante o monitoramento pelo WhatsApp


Sabemos que o ensino remoto, mais do que o presencial, depende de recursos para ser possível e os problemas colocados aqui, ilustram a exclusão digital como um desdobramento da exclusão social, o que é uma questão de políticas públicas.


A equipe da Rádio Traquinagem agradece a resistência e o envolvimento de todas as escolas e professoras (es)! E de nossa parte continuaremos por aqui, mirabolando os próximos episódios, sonhando com uma educação mais democrática e claro, com o retorno das aulas presenciais para todes com toda a estrutura e segurança necessária.


Devolutiva dos estudantes à uma professora parceira da Rádio Traquinagem





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