Por Francielle Rezende
Sabemos que “biblioteca” é o local onde as coleções de livros são guardadas. Mas em tempos de isolamento, você já parou para pensar em quantos estudantes deixaram de ler ou de receber estímulos destes ambientes? A Rádio Traquinagem pensou sobre isso e foi além: ressignificou esse espaço, tornando-o digital.
Essa foi a iniciativa da Iê Rosane, que atua como Bibliotecária (PEUB), na Escola Estadual Tamm Bias Fortes e em parceria com as (os) professoras (es) mediou um trabalho literário belíssimo em que a biblioteca chegou até os estudantes através do podcast da Rádio Traquinagem e as professoras estimularam reflexões e criações durante a semana.
“Gostei muito de trabalhar com o episódio “Cultivando sonhos” da Rádio Traquinagem na biblioteca como leitura da semana. Nesse momento de ensino remoto é muito difícil incentivar a leitura e a Rádio Traquinagem foi mais uma ferramenta que veio colaborar com o nosso trabalho.” Iê Rosane - PEUB
Também é muito legal pensar que a autora do livro é quem conta a história, criando uma proximidade com o leitor. Essa proximidade humaniza o artista e convida os estudantes a se sentirem preparados para criar os seus próprios livros.
Que tal conferir algumas produções dos estudantes que foram inspiradas nessa biblioteca digital?
Eu fiz a quadra com mais tinta, e reformada. A gente entrando pelo portão e as lagartas que estavam no portão antes virando borboletas e voando, né. Lavínia - 3° ano

Sonho com uma escola muito mudada e diferente em tudo, né, eu já gostava antes e vai ser melhor. Heloisa - 1° ano

Eu sonho comigo com uma roupa bem bonita, cuidando da escola. Deixando ela organizada. Eu gosto da cantina. Vitória - 2° ano

Eu sonho que a quadra e os banheiros vão mudar, eu vou gostar e eu vou tirar os galhos para deixar a escola limpa. Keven - 3° ano

E aí, querido (a) leitor (leitora), o que achou dessa ideia? Conte para nós como era a biblioteca da sua escola. Como você interagia naquele ambiente? Seria legal ouvir a sua autora preferida lhe contando uma história?
Comments